como sobreviver submerso.
Sábado, 24 de Outubro de 2009
Paisagens bucólicas: 3

Ilha de Skye, Escócia.
" The Sound of Silence "
É um bom título, Cristina. Aplicável não só à foto mas também a muitas zonas na Escócia.
Muito lindo mas um pouco triste....
Esta série é sobre paisagens bucólicas, Maria. Há quase sempre uma certa melancolia (que, pessoalmente, distingo da tristeza).
Olá, JAA
O seu comentário fez-me pensar...:)
Decidi estudar o assunto com mais profundidade e fui ao dicionário.
Eis as minhas modestas conclusões:
"melancolia é um estado psíquico de depressão sem causa específica, falta de entusiasmo e predisposição para actividades em geral"
"Tristeza ou desgosto é um sentimento humano que expressa
desânimo ou frustração em relação a alguém ou algo"
Assim sendo, analisando as definições acho que posso afirmar que a paisagem embora bonita me dá mais tristeza do que melancolia.
A melancolia é algo que veio para ficar....
A tristeza é uma "passagem" para a felicidade....
Ora, eu não excluo a hipótese de que num dia qualquer a mesma paisagem embora triste não me perturbe a felicidade
Dá para entender????
xx
Dá com certeza, Maria. A sua definição de melancolia está certa (o meu dicionário de português dá uma muito parecida) mas eu pensava em algo dentro da segunda hipótese que se pode encontrar aqui: http://dictionary.reference.com/browse/melancholy, nomeadamente "sober thoughtfulness; pensiveness". Um estado pensativo, ligeiramente sonhador, com um toque de tristeza. Cenas bucólicas, em que o silêncio e a serenidade imperam, geram uma reacção de relaxamento mas sente-se também alguma incongruência. Não estamos habituados a cenas de uma paz quase total. Há uma espécie de saudosismo que se instala. Como se estivéssemos a olhar para o passado. Para algo que já não existe. Ou, pelo menos, é o que acho que acontece comigo. Outras pessoas podem ver apenas tristeza. Eu também a vejo mas por entre um ligeiro sorriso e a vontade de respirar fundo. E agora vou parar que isto está a ficar um bocado lamechas...
Eu passo as minhas férias no Norte e em pleno Agosto há dias... em que na margem do rio á sombrinha, sem vento com uma temperatura fantástica, não mexe uma folhinha....e o TEMPO PÁRA.
Este é o meu cenário bucólico....
Mas, claro que eu entendo muito bem a foto, para mim a tristeza vem da falta de sol...
xx
Comentar post